Eventos Anteriores

O professor Vinícius Martins em entrou para o quadro efetivo do IFSul em 2010. O mesmo participava de eventos técnico-científicos com publicação de artigos e venho com a ideia de criar um congresso/seminário de inovação divulgando o campus Sapucaia do Sul junto com a comunidade cientifica e aproximar as industrias do campus. Diversos professores abraçaram a ideia e começou as reuniões para definição do nome, temas e modelo.

A professora Carla Giane Fonseca do Amaral propôs a arte. A marca Inovtec é composta por símbolo e logotipo que, em sua gênese, querem remeter a ideia de difusão de conhecimento e tecnologia. Quadrado com cantos arredondados como forma geradora: ligação conceitual com a marca do IFSul. Tamanho aumentando na direção vertical: geração | abertura | difusão do conhecimento | expansão de ideias
Cores escurecendo na direção vertical: consolidam a ideia de difusão -crescimento. Símbolo gerado a partir do centro do logotipo: crescimento | o evento é base a abertura a novas possibilidades de conhecimento e inovação.

A primeira reunião da criação do INOVTEC foi no dia 09-11-2010. O 1º SEMINÁRIO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DO IFSUL – INOVTEC 2011 foi o primeiro seminário realizado pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense – Campus Sapucaia do Sul, contando com a participação de 400 alunos do curso da engenharia mecânica, tecnologia em fabricação mecânica, tecnologia em gestão da produção, PROEJA e curso técnico em plástico juntamente com professores da instituição.

O campus no ano de 2004 organizou o  4º fórum técnico do plástico com 1541 participantes, sendo 710 alunos da Instituição e 541 participantes externos de diferentes empresas; Em 2002, o 3º fórum técnico do plástico com o tema “Perspectivas de mercado: Novos produtos e tecnologias”; em 2000 o 2º fórum técnico do plástico com o tema “Diversificação tecnológica no setor do plástico”, com 1118 participantes, sendo 510 alunos da Instituição e 608 participantes externos de 241 diferentes empresas; em 1999 com a participação de 450 profissionais de 112 empresas, sendo 600 alunos da área. Com o histórico da realização dos fóruns do plástico, o IFSul está preparado para a realização de seu primeiro seminário de inovação e tecnologia.